“Porque só as distâncias fazem os caminhos
e a beleza das paisagens”.
— Branquinho da Fonseca, Rio Turvo, 1945 —
A ideia da Beira Ilustre surgiu do desejo de oferecer imagens desta terra a quem não a conhece, e a quem, de longe, sente saudades.
Sem querer recorrer à fotografia, escolhemos criar um projeto de ilustração, que de alguma forma retratasse um território específico, os 24 municípios do distrito de Viseu.
São dois grandes assuntos: a Beira Alta como personagem, a nossa casa, um início acolhedor, um lugar simples e verde, invernoso e granítico, e os seus filhos Ilustres, figuras que de algum modo influenciaram a vida de outros, com a sua obra, a sua personalidade, ou a sua história, sendo ela lenda ou verdadeira.
O critério foi simples, 50 personagens não vivos, todos nascidos ou relevantes neste território.
Começou-se com o objetivo de fazer uma série de postais ilustrados, com retratos, que espalhariam por Portugal e pelo mundo os rostos destes ilustres beirões. Retratos esses, o mais próximos possível da fisionomia dos retratados, quando conhecida, num exercício de aproximação e homenagem.
Julgámos então que os rostos não seriam suficientes para contar as histórias de tão ricas personagens. Pareceu-nos importante resgatar este património histórico que acrescenta à identidade do território um sentido de pertença, um orgulho de ser daqui. Satisfazer a curiosidade pelas vidas destas pessoas, pelos seus feitos e caráteres, era essencial também para a construção dos próprios retratos, acrescentando pequenas narrativas metafóricas às ilustrações. Sendo assim, foi feita uma investigação biográfica fiel de cada personagem pela Liliana Castilho e pelo João Nunes, dentro daquilo que a história nos deixou, e que podemos tomar como verdadeiro.
O Nuno Rodrigues, encarregou-se, com grande mestria, de reunir tudo com a dignidade e importância que o tema merece, e assim, nasceu este livro, um objeto de registo poético, e exaltação de figuras mais ou menos esquecidas, de uma Beira Alta, mais ou menos à beira.
O projecto, candidato à linha de apoio Criar do Viseu Cultura - Município de Viseu, submetido como produção da Ritual de Domingo - Associação Artística, foi merecedor de financiamento para criação de um livro, postais, um baralho de cartas e uma exposição no Museu Almeida Moreira (um dos ilustres retratados).
Finalmente, queremos dedicar este livro a todos os que de alguma forma veem retratados neste livro os seus amigos, familiares ou heróis, com a certeza de que muitos outros ilustres de fibra ficaram por retratar, guardados para uma próxima visita à grande e ilustríssima Beira Alta.
Rosário Pinheiro